O driblador da "própria sombra"!



Há quase uma semana falei aqui de um jovem português que pode muito bem surpreender a médio prazo e ter uma carreira muito risonha. As formações dos clubes em Portugal evoluíram muito e há cada vez mais produtos a sair dessas escolas. A que recentemente mais tem lançado vários jogadores de qualidade, é a do Sport Lisboa e Benfica, com casos como o de Renato Sanches, Bernardo Silva, Lindelof, Ederson ou Gonçalo Guedes. Para além destes, outro nome que pode surpreender a médio prazo, é o de João Filipe, mais conhecido como Jota ou JP!

O extremo português tem um trajeto muito semelhante ao de Florentino Luís, com formação desde muito novo nas escolas do Seixal (embora este só representado o clube da luz na ainda curta carreira, ao contrário do médio) e sendo também peça determinante na conquista do Euro sub17 por Portugal no passado ano de 2016, ao ser titular em todas as partidas. Na temporada passada, estreou-se na equipa B frente ao Varzim, onde viria a fazer 14 jogos e ate um golo. Com contrato profissional desde os 16 anos, Jota foi também muito importante na caminhada do Benfica até final da Youth League, e na da seleção de sub19 no Europeu da categoria, também rumo à final.

João Filipe é um extremo de 18 anos, onde as suas principais caraterísticas são os dribles, técnica e muita velocidade. O lisboeta consegue passar por quem quer, tendo inclusivo o treinador da equipa B benfiquista, Hélder Cristóvão, dito numa entrevista no final da temporada passada, que o jovem jogador “finta até a própria sombra”. Pode atuar tanto no flanco esquerdo como no direito, como também por trás do ponta de lança.

A posição de extremo atualmente é das que mais fartura tem na equipa de Rui Vitória tanto em quantidade como qualidade, mas a médio prazo iremos certamente ouvir muito falar em João Filipe!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O clone de Paul Pogba

O articulador da Arena Grêmio!