O clone de Paul Pogba




A França sentiu muito o fim de uma geração de ouro que continha nomes como Zinedine Zidane, Thierry Henry, Claude Makélélé, David Trezeguet, Patrick Vieira ou Liliam Thuram. A imagem deixada no Europeu 2012 e no Mundial 2014 não foi positiva e os adeptos gauleses suspiravam por uma renovação da equipa. A espera não durou muito, pois a aparição de jogadores como Antoine Griezmann, Paul Pogba, Kylian Mbappé, Samuel Umtiti ou N’ Golo Kanté, permitiram aos franceses estarem presentes na final do Euro 2016 e conquistarem o Mundial 2018. Uma nova geração de sucesso, mas que provavelmente não ficou por aqui, pois continuam a surgir jovens jogadores gauleses de qualidade como Mattéo Guendouzi, Jonathan Ikoné ou Eduardo Camavinga. Hoje neste artigo lançarei um nome que acredito que em breve se juntará a esta fornada nova de talentosos jogadores: Lucien Agoume.

Nascido em 2002, o jovem de ascendência camaronesa começou a jogar no Racing Besançom mas foi no Sochaux que fez a maioria da sua formação, onde se viria a estrear em 2018 num partida frente ao Troyes, para a Ligue 2, disputando os últimos 14 minutos do encontro. Viria a fazer mais 15 jogos na equipa principal com apenas 16 anos, o que o levou à fase final do Euro sub-17, onde deu nas vistas e fez o Inter de Milão avançar com 3,5 milhões de euros pela sua aquisição. Foi integrado na equipa de juniores da equipa italiana onde disputou a Youth League e em novembro viria a participar no Mundial sub17 pela sua seleção. Já se estreou na equipa principal do conjunto orientado por António Conte, contando atualmente com 65 minutos de utilização, divididos por 3 partidas.

Lucien Agoume é um médio que joga habitualmente na posição 6 mas que pode também jogar na posição 8. Muito alto e forte fisicamente que impera jogo aério, destaca-se pela sua capacidade de passe, tanto curto como longo e pela sua visão de jogo, sendo também competente defensivamente, tendo uma velocidade considerável para quem tem um 1m86. Entrando no campo das comparações, faz-me lembrar muito o seu compatriota, Paul Pogba. O sentido de posicionamento tem melhorado bastante com o tempo, sendo que para isso está na melhor escola possível e com um professor de elite para aprender trabalho tático.

A época atual foi de adaptação e teve as condicionantes que já se conhecem, mas acredito que na próxima época poderemos ver Lucien Agoume a aparecer na equipa do Inter, já com algum destaque, pondo os observadores da seleção francesa de olhos postos no médio gaulês.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O driblador da "própria sombra"!

A locomotiva merengue!