O Construtor Improvável!



Ano zero no Athlético Paranaense. Com a saída de elementos como Bruno Guimarães, Léo Pereira, Rony, Marco Rúben ou até mesmo do técnico Tiago Nunes, o clube rubro-negro está a passar por uma reformulação que conta com várias caras novas. Para além dos recém-chegados, há outros jogadores que já faziam parte do elenco e que prometem começar a dar nas vistas já nesta nova época no Brasil, como é o caso de Robson Bambu.

O defesa de 22 anos é natural do Estado de São Paulo, e foi lançado na primeira equipa do Santos por Cuca em agosto de 2018. Decorria o minuto 18’ de um jogo frente ao Bahia, quando Gustavo Henrique pediu substituição por se sentir tonto depois de um choque de cabeça. Um azar que permitiu a estreia do então jovem de 21 anos, Robson Bambu, na primeira equipa do Santos. Acabou por ainda fazer nove jogos a titular na equipa, mas acabaria por sair, no início de 2019, a custo zero para a sua atual equipa. A primeira época foi feita na sombra de Thiago Heleno e Léo Pereira, embora tenha ainda feito um total de 21 partidas e conquistado a Copa do Brasil. A nível de seleções, participou no Sudamericano Sub20 em 2017 e esteve recentemente na seleção sub23 do Brasil no Pré-Olímpico 2020.

Robson Bambu é defesa central muito rápido que atua na perfeição com ambos os pés. Uma capacidade de sair com bola em construção muito acima da média, sendo queimando vários metros com bola em progressão. Muita qualidade de passe, tanto curto como longo. Detentor de uma leitura de jogo incomum para a idade e para um defesa central. Apresenta ainda algumas lacunas no posicionamento, algo que acaba por ser bem compensado pela sua velocidade e capacidade de antecipação. Em termo de comparação - com as devidas reservas -, tem algumas semelhanças com o defesa central do Bayer Leverkusen, Edmond Tapsoba.

O Athlético está a apresentar onzes alternativos no Estadual, mas para a Copa Libertadores tem usado a sua melhor equipa, onde Robson Bambu tem sido habitualmente titular junto a Thiago Heleno no centro da defesa do Furacão. Não tenho problemas em afirmar que será um dos destaques da temporada - que ainda está no começo - e acabará por ser muito cogitado por vários clubes europeus. Vê-lo em breve nos principais campeonatos do Velho Continente, não será uma surpresa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O driblador da "própria sombra"!

O clone de Paul Pogba

A locomotiva merengue!