Explosão vinda da retaguarda do Furacão!




13 de dezembro de 2018. Uma data que ficará certamente marcada para a eternidade na história do Clube Atlético Paranaense (CAP) e na qual os seus adeptos recordarão sempre, por se tratar da conquista do primeiro título internacional do clube do estado do Paraná. Orientados por um técnico da casa, Tiago Nunes, que montou uma equipa misturada pela experiência de jogadores como Lucho Gonzalez, Jonathan ou Thiago Heleno, com a juventude de Bruno Guimarães, Léo Pereira ou Renan Lodi para os levar ao sucesso! Este último, lateral esquerdo do CAP, será quem irei abordar ao longo deste artigo devido à imensa qualidade que já demonstra com tão tenra idade.

Oriundo da formação do Atlético Paranaense, Renan Lodi é um jovem de 20 anos, na qual se estreou no Brasileirão em outubro de 2016 numa vitória por 2-0 frente ao eterno rival do estado, o Coritiba. Foi lançado pelo experiente técnico carioca, Paulo Autuori, que curiosamente, conta com passagens por Portugal, nomeadamente por Nacional, Marítimo, Vitória SC e Benfica. No início do presente ano civil, conseguiu fixar-se em absoluto como titular indiscutível no lado esquerdo da defesa, onde beneficiou muito do facto de Tiago Nunes, técnico que o acompanhou nos sub23 do clube, ter sido promovido a treinador principal do rubro negro. O lateral natural de Serrana (SP), venceu o campeonato estadual, foi titular na maioria dos jogos do Brasileirão e somou a totalidade de minutos da campanha do Atlético Paranaense na Sul-Americana rumo à conquista final, onde este foi essencial ao marcar dois golos e ter feito três assistências. Números não muito habituais para um lateral e de tão tenra idade, numa competição internacional, muito demonstrativos da qualidade do jovem brasileiro.

Renan Lodi é um lateral esquerdo de 178 cm, com uma projeção ofensiva impressionante, capaz de executar movimentações tanto exteriores onde procura o cruzamento, como também interiores, causando sempre muitos desequilíbrios aos adversários com estes movimentos onde aparece regularmente à entrada da área para finalizar. Explosivo e possuidor de uma qualidade técnica muito assinalável, os seus cruzamentos para servir os avançados levam veneno, sendo talvez a caraterística mais evidenciada neste jovem lateral esquerdo. Competente a defender, nomeadamente no desarme, embora o posicionamento defensivo, apesar de estar longe ser negativo, seja algo que a deva melhorar no futuro. Contudo, apesar de ter apenas 20 anos, aparenta ter noção de quando pode, ou não, “aventurar-se” pelo lado esquerdo.


Com a excelente temporada que realizou, ainda somando a isso, a conquista da Copa Sul-Americana, onde teve uma importância vital ao longo da prova, não se prevê que a sua estadia na Arena da Baixada se prolongue por muito mais tempo, sendo até provável que na próxima reabertura de mercado dê o passo para uma aventura num clube, certamente de renome, no continente europeu! E quem sabe, a médio prazo, vejamos o seu nome numa lista de convocados para a seleção canarinha...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O driblador da "própria sombra"!

O clone de Paul Pogba

A locomotiva merengue!