O jovem destaque do titã uruguaio!



Uruguai, Montevideo, Futebol. Quando nos deparamos com estas três palavras, torna-se pouco provável não as associarmos ao - considerado por muitos - maior clube do país celeste: O Peñarol! São já 51 campeonatos nacionais e 5 Copas Libertadores para o gigante uruguaio. Atualmente na liderança na tentativa de conquistar o 52ª campeonato e a disputar o apurado para os oitavos de final da maior prova internacional da América do Sul, os aurinegros contam nas suas fileiras com um jovem de muita qualidade, tratando-se de Brian Rodríguez.

Natural de Tranqueras, o jovem de 18 anos é já uma das principais figuras do Peñarol. Habitualmente titular na turma de Diego López, Brian estreou-se o ano passado frente ao Danúbio, num empate caseiro a uma bola, pela mão do técnico Leonardo Ramos. Conseguiu ser pela primeira vez titular no último jogo da época, algo que se viria a repetir na maioria dos jogos nesta nova época, visto que Brian Rodríguez se tornou num indiscutível do gigante uruguaio. Atualmente, já efetuou 12 jogos em 2019, na qual fez um golo e seis assistências (duas das quais na Copa Libertadores). Números de relevo para alguém tão jovem a jogar já num um nível competitivo elevado.

O internacional sub20 pelo Uruguai é um extremo que pode atuar em qualquer um dos flancos, sendo que também pode desempenhar as funções por detrás do avançado, jogando entre linhas causando vários problemas às defesas adversárias. Destro, mas com muita facilidade em jogar com o pé esquerdo, é um jogador com um futebol combinativo, jogando sempre com uma inteligência capaz de pensar e executar rápido. Visão de jogo e qualidade de passe acima da média, tendo também uma meia distancia muito interessante. Os seus remates provenientes de movimentos interiores quando joga mais descaído à esquerda causam muitos problemas. Capacidade de pressionar alto a saída de jogo do adversário e estar sempre atento ao erro são outras das suas caraterísticas, sendo um jogador que nunca dá um lance como perdido.

É inevitável dizer que este jovem uruguaio não permanecerá muito tempo no seu país natal. A ida para o continente europeu é um dado adquirido visto a tamanha qualidade que já demonstra com tão tenra idade. Apesar do Uruguai ser uma seleção de muitos valores, é expectável que a médio prazo vejamos o seu nome numa lista de convocados elaborada por Óscar Tabaréz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O driblador da "própria sombra"!

O clone de Paul Pogba

A locomotiva merengue!