O Pequeno Multifunções




Foram vários os artigos que já foram escritos nesta página, e todos à volta um pouco do mesmo: jovens promissores espalhados pelo globo com a capacidade de virem a singrar no futebol mundial. Hoje vou-me desviar um pouco disso e falar de um jogador paraguaio que já vai na casa dos 24 anos, não tem grande carreira a nível de seleção, mas que tem qualidades muito interessantes para jogar em clubes que procuram este tipo de jogador, mas não são detentores de uma capacidade financeira apropriada para gastarem vários milhões todos os defesos.

Chama-se Ángel Cardozo Lucena, tem 1m74 e jogou até à data nos paraguaios do Libertad. Formado no Rubio Nu, mas contratado em 2014 pelos aurinegros – embora tenha permanecido no clube de origem nesse mesmo ano, na condição de cedido – e foi um indiscutível na equipa de Assunsión até ao momento. Apesar de ter um bom percurso pelas seleções jovens, tem apenas uma internacionalização pelo seu país. Nunca teve uma oportunidade de jogar fora do seu país – e não terá a curto prazo, pois irá jogar no Cerro Porteño a partir da segunda metade da época na América do Sul – mas acredito que teria qualidade para jogar numa equipa de um patamar semelhante à de SC Braga, Vitória SC ou Rio Ave. Avaliado em 250 mil euros – não se conhecendo ainda os valores da transferência agora efetivada – é um jogador ao alcance de qualquer equipa do patamar dos clubes que anteriormente referi.

Posição oito, capacidade de desempenhar tanto as funções de um médio de ligação como as de um box-to-box. Forte defensivamente, é um jogador muito intenso – muito à imagem de jogadores sul-americanos – mas também inteligente, tendo alguma capacidade criativa e qualidade de passe com qualquer um dos pés, tanto curto como longo. Têm muito golo, aparece muito em zonas de finalização, os 21 golos que executou nos últimos três anos e meio demonstram bem a capacidade que este médio tem em concretizar. Para além disso, também oferece várias assistências, beneficiando da capacidade de leitura que este tem e de ser o batedor de bolas paradas da equipa.

El Pika, como é conhecido, está de partida para o Cerro Porteño depois de ter protagonizado um incidente de indisciplina no Libertad. Apesar de já não poder disputar a Libertadores por já o ter feito por outro clube, não há dúvida que Lucena continuará a mostrar valor no seu país e nas competições de clubes da CONMEBOL. Quem sabe se a médio prazo algum clube europeu não aposta nele...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O driblador da "própria sombra"!

O clone de Paul Pogba

A locomotiva merengue!